
Nestes tempos difíceis que estamos passando, com as escolas fechadas e tentativas mais ou menos eficazes de utilização da tecnologia para a manutenção do processo de ensino escolar, o planejamento do retorno às aulas é uma necessidade fundamental e premente. Entretanto, há muito mais questionamentos do que respostas efetivas sobre como deve ser esse retorno e quais os modelos mais adequados para a educação pós-pandemia.
Há um relativo consenso entre educadores, gestores e pensadores da área que se debruçam sobre o assunto de que o simples retorno ao modelo utilizado pela grande maioria das escolas até o início deste ano não é uma opção viável. Não se concebe, por exemplo, uma volta às aulas com turmas lotadas e alunos sentados bem próximos uns dos outros. A necessidade de uma maior distância entre os alunos só pode ser equacionada, em grande parte das escolas, pela divisão das turmas em grupos menores, que assistiriam as aulas presenciais em dias diferentes.
Para que isso seja possível, é fundamental integrar as modalidades de educação presencial e virtual em um modelo que seja eficiente e eficaz. Só assim será possível garantir a continuidade do processo escolar com os alunos frequentando a escola apenas dois ou três dias por semana. Apesar dessa constatação, são muitas as dificuldades para a implementação de um modelo com essas características. Essas dificuldades vão do desconhecimento de como utilizar de forma efetiva as novas tecnologias por uma parte significativa dos professores até a subutilização da educação online, que na maioria dos casos tem funcionado como uma simples transposição do ensino presencial para o ambiente virtual.
A boa notícia é que as tecnologias de rede (TR) têm um imenso potencial educativo. A lógica do hipertexto(*1) e a linguagem da hipermídia(*2) apresentam profundas relações com a própria estrutura do conhecimento e com a organização dos sistemas vivos. Além disso, pela primeira vez na história, as tecnologias comunicacionais deixam de ser unidirecionais, lineares e hierárquicas, permitindo que cada indivíduo assuma não só o papel de espectador, mas também de interlocutor e produtor de conteúdo. O número crescente de cursos online e a aprendizagem informal pela Internet são indícios dessas possibilidades, a ponta do iceberg de uma profunda reorganização da educação escolar.
Esse processo inexorável de adaptação dos modelos educacionais às novas tecnologias, que é inerente à prática educativa, foi grandemente acelerado pela pandemia do COVID-19. Assim, é imprescindível planejar como integrar a educação presencial e a educação virtual e pensar sobre a pedagogia e a didática desse novo modelo. Tenho uma grande experiência tanto com tecnologias digitais como na área educacional, principalmente na gestão pedagógica e na formação de professores, inclusive ministrando aulas em disciplinas relacionadas a utilização de novas tecnologias na educação, e por isso quero muito contribuir para a efetivação desse processo.
Para isso estou iniciando uma série de textos e vídeos sobre o assunto, em que vou abordar diversos temas relacionados a ele. Também disponibilizei um curso prático sobre a criação de aulas online, que aborda da preparação do ambiente e equipamentos necessários à disponibilização das videoaulas na Internet, passando pela gravação e edição dos vídeos.
Você também pode participar desse processo de ?construção? de um novo modelo de educação, que leve em conta as características do mundo atual e se aproprie do melhor que as novas tecnologias podem oferecer. Clique aqui e saiba mais sobre como você pode aumentar seu conhecimento e contribuir para que a ?nova educação? se torne realidade.
Assista ao vídeo sobre este conteúdo no meu canal do YouTube: https://youtu.be/63vclL41n0I.
NOTAS:
1. Hipertexto ? De forma simplificada, o hipertexto pode ser definido como o texto em ambiente digital. Ele é construído de forma que algumas de suas partes sejam ligações com outros textos. Por exemplo, se você clicar aqui será direcionado para outro texto, nesse caso para uma página com a definição de hipertexto.
?2. Hipermídia ? É a união do hipertexto com a multimídia, ou seja, um ?documento? em hipertexto que tenha conexões com imagens, vídeos e/ou sons. Ou seja, é a linguagem padrão da Internet.