builderall

Este texto é uma cópia da carta aberta que fiz aos candidatos a prefeito e vereador de Valinhos, nas eleições de 2024.


 Caros candidatos a prefeito e vereador de Valinhos,


Fiz um levantamento dos principais problemas e necessidades da educação municipal em Valinhos, com o objetivo de apresentá-los a vocês neste período eleitoral. Para isso, conversei com um grupo de mães e com alguns profissionais da Rede Municipal de Ensino. Além disso, como profissional experiente na área da educação, inclui pontos que considero importantes. Assim, no texto abaixo há propostas e sugestões feitas por mães, por mim e por outros profissionais da educação.


A seguir estão listados os principais tópicos identificados, bem como algumas propostas e considerações sobre eles. Nós consideramos fundamental que a população valinhense saiba o que pensam e conheça as propostas dos candidatos em uma área tão importante como a educação. 


PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM


Há muitos alunos do 4° e 5° anos com graves problemas de alfabetização, alguns, inclusive, são analfabetos funcionais (conseguem ler e escrever palavras isoladas e frases simples, mas não conseguem compreender um texto básico). São alunos em que o processo de alfabetização ocorreu durante a paralisação das aulas devido à pandemia.


A leitura é o alicerce para quase todas as aprendizagens realizadas na escola. É impossível aprender os conteúdos escolares sem uma boa alfabetização. Mesmo os alunos que conseguiram se alfabetizar ficaram com lacunas em todas as disciplinas. Assim, o reforço nos outros conteúdos é importante, mas, para ser eficaz, é fundamental que todos os alunos estejam bem alfabetizados.


É necessário elaborar e implementar um projeto de alfabetização (realfabetização), pelo menos para os alunos do 3° ao 5° ano. O ideal é que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental que não estejam plenamente alfabetizados também participem. Para ser eficaz, esse projeto deve, necessariamente, ser baseado nas evidências científicas sobre a alfabetização, que são abundantes e consistentes.


AULAS DE REFORÇO


Além da alfabetização, nos quase dois anos em que as aulas foram suspensas houve uma perda muito grande em todas as disciplinas. Mesmo que parte dos conteúdos perdidos tenham sido revistos, há lacunas no conhecimento de boa parte do que deveria ter sido trabalhado no período da suspensão das aulas. É preciso criar condições para que as crianças recuperem o que perderam. Também há crianças que, mesmo sem ter perdido nenhum conteúdo, têm dificuldades e necessitam de aulas de reforço.


Atualmente as aulas de reforço são no contraperíodo, mas esse horário dificulta a presença de muitas crianças que precisam do reforço. Não tem transporte e muitos pais não têm como levar as crianças na escola duas vezes no dia. 


SUGESTÃO: Colocar uma aula a mais todos os dias, na sequência ou antes do horário normal (manhã ? após o horário de aula; tarde ? antes do horário de aula). Nesse caso é necessário, também, disponibilizar um lanche para as crianças.


INCLUSÃO


Nem todas as turmas que têm alunos com necessidades especiais têm cuidadores. A falta de cuidadores para essas crianças atrapalha a todos. Esses alunos ficam sem apoio e não aproveitam as aulas de forma adequada, os demais acabam tendo seu rendimento prejudicado, devido à divisão da atenção do professor entre necessidades diferentes.


ORGANIZAÇÃO ESCOLAR


O período letivo em Valinhos é pequeno, quatro horas por dia. Esse é o período mínimo estabelecido por lei, mas, na prática, o tempo efetivo de aula é bem menor, devido ao recreio, à alimentação etc. Seria muito bom se o período letivo passasse para cinco horas diárias (como é feito em Jundiaí, por exemplo).


Além disso, é importante ter professores de Inglês, Educação Física e Arte, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental. Atualmente há apenas professores de Educação Física, não sei se em todas as escolas.


PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO


Há necessidade de mais professores substitutos, eles são muito poucos na rede municipal. Quando professores faltam, os alunos ficam sem aulas. Além disso, faltam cuidadores para as crianças com necessidades especiais. 


Outro ponto importante a ser considerado é que o salário de Valinhos é um dos menores da região. Isso faz com que muitos professores deixem a rede municipal quando surge uma oportunidade, como passar em um concurso em outro município ou conseguir emprego em uma escola particular.


Assim, é preciso contratar mais professores e cuidadores, de forma a atender todas as necessidades da rede municipal. Além disso, é fundamental elevar o salário dos professores da rede municipal, equiparando-o ao dos municípios da região.


MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS


Há problemas de manutenção em várias escolas. As mães com quem falei citaram os seguintes (em escolas diferentes): batente com cupim; sala de aula que virou depósito; quando chove entra água em salas de aula; falta cobertura na entrada de algumas escolas, para que, nos dias de chuva, as crianças não se molhem antes de entrar na sala de aula; quadra malconservada, sem tabela de basquete; reformas feitas pela metade, apenas a aparência; rampa sem faixas antiderrapantes, crianças escorregam e se machucam; pisos soltos; corrimão da rampa caindo; rodapés deteriorados.


SUGESTÃO: Elaborar um cronograma de manutenção nas férias que, de fato, resolva todos os problemas de cada escola, não apenas os mais aparentes.


OUTROS


A EMEB Professora Dirce Antonio tem, atualmente, turmas até o 6º ano; precisa ter o 7° ano em 2025. São três salas do 6º ano que vão para o 7° ano. Segundo as mães com quem falei, foi combinado que, a cada ano, seria acrescentada uma série. Aparentemente isso não será feito.


Os treinamentos dos professores e as reuniões pedagógicas devem ser realizados fora do horário de aula, pois as crianças ficam sem aula nos dias em que essas atividades são realizadas. Uma alternativa para isso é haver professores substitutos em número suficiente para cobrir todas as ausências dos professores.



Certos de que vocês, assim como nós, querem o melhor para a educação municipal de Valinhos, gostaríamos de saber qual a posição de cada candidato em relação aos problemas e necessidades apresentados aqui, bem como outras propostas que vocês tenham para a área.


Atenciosamente,

Aleksandro Figueiredo ? Mestre em Educação, Psicopedagogo e especialista em Neuroeducação.